Tecnologia Educacional e Educação 3.0

Publicado por Henrique Dias Barreto  em  01 de Junho de 2022

A sociedade contemporânea está vivenciando grandes avanços técnicos e tecnológicos. Mas será que a escola e as tecnologias educacionais nos dias atuais estão acompanhando este processo evolutivo?

A tecnologia já mudou a forma como a gente faz muitas coisas em nossas vidas, como se produz, consome, interage e até mesmo a forma como exercemos nossa cidadania. No cenário educacional, os processos de tecnologização eram morosos e pouco eficientes até muito recentemente.

Os recursos utilizados nos espaços de aprendizagem tinham como objetivo principal a apresentação de informações para o educando. A posição do aluno neste cenário era de receptor, ou seja, não era participativo na dinâmica de produção do conhecimento.

Nos últimos anos, a expansão das redes de internet, o surgimento de novos equipamentos, desenvolvimento de softwares e soluções direcionadas ao ambiente escolar trouxeram um novo rumo para a importância da tecnologia na aprendizagem.

No Brasil e no mundo os sistemas de ensino não param de evoluir. Com isso, surgem novas experiências que potencializam o uso de tecnologias na sala de aula, gerando alterações significativas nas elaborações de currículos, que passam a visar competências e habilidades, e não só conteúdos, criando uma personalização do ensino integral e da educação para o desenvolvimento humano.

Até mesmo a pandemia causada pelo vírus COVID19 contribuiu de forma significativa para uma evolução técnica e metodológica na dinâmica de aprendizagem. Muitos recursos e metodologias foram e estão sendo incorporados às práticas de ensino e aprendizagem, trazendo projetos pedagógicos mais dinâmicos para a realidade de sala de aula.

Todos estes avanços e transformações deram origem a uma nova vertente educacional, denominada EDUCAÇÃO 3.0. Este modelo reconhece as limitações de aprendizagem e utiliza a tecnologia como a sua principal aliada para suprir as necessidades da atual comunidade acadêmica.

Segundo estudos realizados pela Organização Mundial do Trabalho (OMT), 65% das crianças que estão hoje no ensino primário irão trabalhar em profissões que ainda não existem e em empresas que sequer foram criadas. Infelizmente, na maioria das escolas brasileiras e de vários outros países, os estudantes continuam a aprender da mesma forma que os seus pais e até avós. Uma criança de 6 anos vai para a sala de aula, e se ela encontrar uma lousa e um professor na frente de um livro, ela não terá os estímulos necessários para se interessar e desenvolver o seu potencial cognitivo, já que em casa, antes de ir para escola, ela estava no celular, tablet ou outros gadgets que fornecem informações em um formato bem mais atrativo.  Sendo assim, os atuais docentes se deparam com um grandioso desafio.

O nascimento da Educação 3.0 vai depender imensamente das equipes pedagógicas (direção, coordenação e professores), que precisam se adaptar aos novos tempos e isso significa, principalmente, entender que a sala de aula não é mais o centro do aprendizado e que os professores são apenas uma das fontes de conhecimento que precisam ser acessadas pelos alunos, deixando de ser aquela figura detentora do pleno saber e passando a ser muito mais um mentor, um guia, aquele que vai direcionar cada aluno em suas respectivas trilhas do conhecimento de acordo com as suas habilidades.

É extremamente importante ressaltar que o docente possui fundamental importância nesta dinâmica metodológica e deve atuar como um mediador, indicando os melhores rumos e conceitos. O modelo colaborativo não reduz a autoridade e importância do professor em sala de aula, apenas oferece novos caminhos e infinitas possibilidades para o ensino.

No Brazilian International School, colégio bilíngue em São Paulo, estamos trabalhando incessantemente para explorar os recursos tecnológicos disponíveis no mercado educacional. Hoje a nossa instituição oferece aulas maker e de inovação e tecnologia, tendo recursos diversificados como: plataformas educacionais e gamificadas; espaços de inovação tecnológica, salas interativas e metodologias avançadas para acompanharmos a aprendizagem na contemporaneidade.

A Educação 3.0 representa a essência educacional, cumprindo com maestria o objetivo de ensinar e formar um cidadão global . O fenômeno da globalização e da expansão da internet são considerados grandes aliados do conhecimento na atualidade. Com isso, a sociedade contemporânea precisa usufruir da melhor forma deste universo.