Redação Enem: dicas para melhorar a estrutura do texto

Publicado por colegiobis  em  27 de Outubro de 2020

Autor: Lino Gonzaga de Oliveira - Professor de Língua Portuguesa e Redação – Brazilian International School

Faltando alguns meses para a realização da prova do Enem, há muitas dúvidas dos futuros candidatos sobre a Redação. Muitos vivem atrás de dicas para terem um bom desempenho na hora de realizar a prova.

Primeiramente é importante que o candidato saiba como é a estrutura da redação Enem, conhecer bem os elementos que compõem a dissertação-argumentativa. É preciso saber o que é uma dissertação, o que é uma argumentação, e por isso mesmo nossos educandos são treinados ao longo dos três anos do Ensino Médio.

O candidato deve realmente se preparar por meio de leituras de diversos gêneros textuais, acompanhar a mídia, os acontecimentos e a variedade de assuntos tratados no dia a dia, seja de qualquer área: da cultura, da política, da saúde, do meio ambiente, estudar a sociedade como um todo, porque tudo é importante e muitas coisas podem ser discutidas e tratadas nas provas de grandes vestibulares, como o Enem.

Quem nunca ouviu um professor sugerir diversas leituras, pesquisa de artigos, editoriais, notícias, reportagens, sempre na intenção de que o aluno melhore e aumente seu vocabulário e repertório? Além das aulas de todas as disciplinas, momento de troca de informações entre professores e alunos, há o autoconhecimento, a pesquisa por conta própria dando continuidade à aula do dia ou da semana. A interação, a busca e o interesse por todos os assuntos é demasiadamente importante para se ter um bom resultado na produção do texto.

O candidato deve ir além do que se pede em sala de aula. Esse “ir além” requer esforço, boa vontade e o “querer se dar bem” nos vestibulares. Na prova de redação será exigido do candidato conhecimento prévio e, mesmo assim, há a coletânea ou textos motivadores que ajudarão muito na construção de ideias e argumentos, porém não se pode depender apenas disso. Pelo contrário, não pode haver cópias, e sim uma escrita autoral.

Os textos motivadores servem de base para a compreensão do tema e como ajuda para relembrar o que envolve o assunto abordado. O candidato poderá selecionar informações contidas na proposta de redação, nos textos e adicionar seus conhecimentos, assim terá um bom desempenho na escrita e uma boa avaliação.

Não existe uma fórmula pronta para produzir textos, há sim dicas que podem ajudar a conhecer um pouco mais do gênero, da estrutura e dos mecanismos linguísticos.

A redação dissertativa-argumentativa é um texto formal, para isso deve-se evitar a informalidade, a pessoalidade, o coloquialismo. O candidato poderá se preparar no dia a dia com treinamentos de escrita, leitura de outros textos, observação à estrutura e elementos de uma boa argumentação. Conhecer os mecanismos da coerência e coesão nos textos e sua objetividade facilitará muito na hora de produzir a redação.

No dia da prova o candidato deve-se manter calmo, tranquilo, estar bem descansado. Quanto à produção da redação, evitar inserções de cunho pejorativo, brincadeiras, citações pessoais para que não haja desvio do assunto e, assim, evitará a anulação da prova.

Para escrever uma redação de nota máxima, é importante ter conhecimento das competências exigidas pelo Enem, do que será cobrado, avaliado em relação ao texto produzido. Deve-se fazer um excelente uso da gramática normativa, as relações morfossintáticas, semânticas e linguísticas. Conhecer as regras de concordância verbal, nominal e de regência. O uso correto das pontuações, acentuações e a grafia correta das palavras.

Conheça as competências para ter noção de como será avaliado, e prepare-se para alcançar uma redação nota 1000:

1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Respeito aos direitos humanos.

O desenvolvimento dos parágrafos é algo de suma importância em um texto bem produzido. Cada parágrafo tem suas próprias características, assim como saber fazer uma boa apresentação do tema na introdução, desenvolver o assunto nos parágrafos seguintes, relacionando-os um ao outro e concluir no último parágrafo retomando o assunto, argumentos e, o mais importante, registrando seu ponto de vista por meio de uma proposta de intervenção.

Sobre o autor: Lino Gonzaga de Oliveira

Professor de Língua Portuguesa nos segmentos dos ensinos Fundamental, Médio e Superior. Ator, professor de teatro e pós graduado em psicopedagogia e Literatura Infantil e Africana. Experiência com preparação de alunos no ensino da gramática e redação para vestibulares.

CONHEÇA O PREPARATÓRIO DO VESTIBULAR NO COLÉGIO BIS