O desenvolvimento intelectual da criança no Ensino Fundamental

Publicado por colegiobis  em  13 de Outubro de 2020

Autora: Ana Cláudia Gomes - Coordenação do Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental é uma das etapas mais importantes na vida escolar de um aluno. Trata-se da jornada mais longa do Ensino Básico, além de representar um período em que os alunos passam por várias transformações importantes. O Fundamental I começa no 1º ano e vai até o 5º ano. Já o Fundamental II vai do 6º ao 9º ano, e é quando a transição é marcada por muitos desafios. As disciplinas tornam-se mais específicas, com um professor para cada matéria, e o aluno tem que lidar com várias questões de organização e autonomia que são novas para ele.

Nos dias atuais, o papel da escola não se restringe mais apenas à tarefa de ensinar, como antigamente. No Colégio BIS,instituição de ensino particular em São Paulo, essa tarefa é mais ampla: cada aluno se prepara para se tornar um cidadão do mundo, bilíngue, com formação multicultural: um ser crítico mais compromissado e mais motivado em relação à aprendizagem.

No Ensino Fundamental, o currículo do BIS foi desenvolvido buscando aproveitar o potencial que cada aluno traz como indivíduo e para valorizar sua curiosidade natural. Cada novo conceito envolve a interação com o conhecimento prévio do aluno, suas experiências e vivências. É importante que os pré-adolescentes do Ensino Fundamental aprendam a aprender, assumindo habilidades e competências relevantes à sua faixa etária.

A escola faz parte de um contexto que engloba a sociedade, sua organização, sua estrutura, sua cultura e sua história. O Colégio BIS entende seu papel nesse ciclo como um projeto de formação humana e intelectual a longo prazo. Para que isso seja possível, o professor deve acompanhar de perto a evolução dos alunos e ensiná-los a aprender a aprender, gerenciando o conhecimento. Dessa forma, o educando consegue relacionar o que aprende na escola com as situações de sua vida, o que torna sua aprendizagem mais significativa.

Em seu projeto político-pedagógico (PPP), o Colégio BIS valoriza os 4 pilares da educação de acordo com o relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.

O PPP é orientado por um processo de desenvolvimento da autonomia dos alunos, com o intuito de promover a democratização do conhecimento, que leve o aluno a se tornar um cidadão consciente e líder em sua comunidade.

Entre as disciplinas do currículo nacional do Ensino Fundamental do Colégio BIS, está a matéria de Formação Humana, que visa transmitir aos estudantes a informação necessária e atualizada que o mundo de hoje, em constante mutação, exige. O mais importante da aula de Formação Humana é o respeito à integralidade do ser e do pensar de cada um dos alunos. A disciplina prepara os pré-adolescentes para serem bem sucedidos não só intelectualmente, mas também em sua vivência social e em seu desenvolvimento cultural.

O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo da educação básica, e apresenta uma série de desafios para professores. É importante que a escola capacite seus educadores para que estejam aptos a enfrentá-los. Só assim os alunos conseguirão passar por essa etapa tranquilamente, potencializando suas capacidades e produtividade, além de crescerem com boa autoestima, acreditando em suas habilidades. Para isso, a escola deve enxergar o aluno como um “sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações indentárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social”, como orienta a BNCC.

O Colégio BIS compreende que cada ano do Fundamental impõe desafios muito particulares e, por isso, é necessário que haja um bom planejamento dos conteúdos e das atividades que serão realizadas. Dessa maneira, a formação dos alunos será completa, pois, além dos conteúdos, os alunos também terão garantidos seus direitos enquanto cidadãos e seu desenvolvimento sócio emocional.

SAIBA COMO AVALIAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA - CLIQUE AQUI!