SAIBA AGORA COMO ACOMPANHAR A ROTINA DE ESTUDOS DOS FILHOS

Publicado por colegiobis  em  06 de Outubro de 2020

Por: Luciene Surita – Coordenadora Pedagógica do Brazilian International School

A rotina de estudos é um passo importante para o aluno que procura se aprimorar e obter melhores resultados acadêmicos. Nós, educadores, percebemos que para alguns alunos estudar é um momento mais tranquilo e para outros demanda mais esforço e organização.

Criar um hábito de estudos é um processo que varia de um aluno para o outro. Os educadores sempre observam as dificuldades de cada um e auxiliam na organização de uma rotina personalizada, muitas vezes oferecendo momentos com um atendimento individualizado. Assim, fica possível acompanhar o desenvolvimento e progressos alcançados.

Por meio de planejamento e a criação de uma rotina, é possível melhorar a concentração, o foco, a produtividade e o desempenho.

Segue um guia com algumas orientações para a elaboração de uma rotina de estudos:

- Monte uma tabela semelhante ao horário escolar. Marque em cada dia as disciplinas que irá estudar;

- Estabeleça metas em curto prazo;

- Alterne disciplinas de sua preferência com as que exijam mais esforço;

- Marque em uma tabela cada tarefa realizada;

- Escolha um local silencioso, arejado, claro e favorável à sua concentração;

- Elimine distratores: jogos eletrônicos, televisão, celular, etc;

- Anote suas dúvidas para conversar com o educador;

- Determine períodos curtos e com qualidade.

O papel da família é fundamental nesse processo de aprendizagem. O objetivo é acompanhar e verificar se seu filho consegue estabelecer essa rotina e rever determinados conteúdos. A família deve incentivar e apoiar esse hábito tão benéfico, porém com o cuidado de estimular o pensamento e a superação das dificuldades encontradas.

Quer ajudar seu filho no aprendizado dele? Então, anote todas as dicas do nosso e-book