Educação Infantil e alfabetização: tecnologia educacional na infância

Publicado por Luciene Surita - Coordenadora do Ensino Fundamental I  em  14 de Janeiro de 2022

Atualmente observa-se uma necessidade nas escolas brasileiras de se pensar em formação continuada para que os educadores se capacitem não somente para atender as exigências da BNCC como também ter um domínio dos conteúdos digitais. A formação continuada assegura um ensino de qualidade e o professor deve buscar uma atualização contínua. Com ela o professor terá a oportunidade de melhorar cada vez mais as suas práticas pedagógicas. Observa-se que por meio de uma capacitação, o processo de desenvolvimento e aprendizagem do professor é constante.

Todo início de ano o Colégio BIS reúne os educadores de diferentes ciclos para participarem de palestras e uma reflexão sobre temas previamente selecionados pelos educadores. A tecnologia educacional na infância é um tema bastante discutido.

As escolas buscam parcerias com plataformas digitais para atender os alunos desde a Educação Infantil , alfabetização até o ciclo do Ensino Médio. É importante que por meio de jogos e atividades interativas os alunos sejam estimulados e possam desenvolver habilidades fundamentais para o futuro.

A educação está num processo contínuo de inovação e os recursos tecnológicos auxiliam o professor na elaboração de seu plano de aula e possibilidades de se ter um aluno protagonista em construção de seu conhecimento num processo contínuo de descobertas e desenvolvimento de um ser pensante e com criticidade.

Toda instituição de Ensino participa de um processo contínuo de melhoria e busca ferramentas voltadas para uma aprendizagem inovadora. O mundo está a todo momento passando por mudanças impulsionadas pela tecnologia e a educação tem a responsabilidade de preparar seu aluno como cidadão para enfrentar os desafios do mundo globalizado.

Um fator importante é o aluno aprender a utilizar os recursos digitais para otimizar o tempo sem perder a qualidade de ensino. As possibilidades de explorar as novas tecnologias baseadas na informática, internet e a dinâmica das atividades à distância se tornam cada vez mais importantes para o futuro.

E você acredita numa educação mais inovadora onde o professor não assume uma postura mais tradicional?

Aqui no Colégio BIS o professor assume uma posição de mediador pedagógico e sempre busca uma relação de parceria com seus alunos.

Um professor que assume um papel de mediador consegue despertar o interesse do aluno e torna suas aulas em aprendizagens mais motivadoras. Essa relação de cumplicidade e confiança entre professor e aluno é estabelecida por meio de uma postura desse professor mais inovador. Ele precisa ter um olhar mais individualizado e identificar as dificuldades vivenciadas pelos alunos para que possa mediar e oferecer oportunidades para seu aluno se superar e encontrar mais sentido em suas descobertas.

Educar exige muito envolvimento, responsabilidade e dedicação por parte daquele que se disponibiliza a exercer tais práticas.

Quando o assunto é educação o que vem à sua mente?

Acredita-se que nas últimas décadas houve um período de grande evolução na produção de conhecimento. Isso também se deve ao surgimento de diversas inovações tecnológicas que possibilitaram a universalização da informática.

Vivenciamos uma educação conhecida como a era do conhecimento que significa viver num mundo de transformações que afetam toda uma sociedade. Nesse cenário atual a educação não consiste apenas na aquisição desse saber cultural, mas num processo constante de ruptura e de reorganização do velho.

Atualmente quando as expressões recursos digitais aparecem dificilmente se pensa em giz, quadro, livros , revistas e currículos… O impacto da tecnologia e a possibilidade do seu uso como um recurso pedagógico não é de imediato, demora um tempo significativo para alunos e professores se familiarizarem e terem um total domínio dessas ferramentas. Não basta adquirir máquinas e equipamentos é preciso saber usar para reproduzir novas condições de aprendizagem e estilo de vida.

Quanto mais cedo o aluno for exposto à diferentes ferramentas tecnológicas e utilizar esse universo digital para a sua aprendizagem mais cedo apresentará um domínio e se sentirá mais confortável.

No período da alfabetização o professor deve desenvolver diferentes habilidades em seus alunos e oferecer tentativas de leitura e escrita. É fundamental que o professor equilibre os recursos didáticos e suas práticas sejam digitais e impressas.

Essa realidade educacional exige a todo momento uma disposição em poder agir de forma consciente nas diferentes situações especificadas no cotidiano escolar:

“O olhar mais crítico possível da realidade, que a DES-VE-LA para conhecê-la e para conhecer os mitos que enganam.”

(Freire,1980.P. 29)

A educação do século XXI exige uma nova postura, um novo olhar do professor e uma organização diferente dos espaços de aprendizagens. Os nossos alunos trabalham de uma forma mais colaborativa, compartilhando experiências, vivenciando novos saberes relacionados aos seus conhecimentos prévios e contexto social. Os professores utilizam recursos digitais agregados às possibilidades de uma metodologia mais ativa. Esse cenário é observado desde a infância no ciclo da Educação Infantil e se estende ao final do Ensino Médio.

No século XXI os alunos desenvolvem a capacidade de compreender as situações de leitura e escrita do universo digital e habilidades para viver, aprender e trabalhar numa sociedade onde as informações ocorrem por meio de tecnologias digitais como plataformas de internet, mídias sociais e dispositivos móveis.