Educação Ambiental - Sustentabilidade na Escola

Publicado por Ludmila Mourão  em  03 de Junho de 2022

A conservação e o cuidado com o meio ambiente dependem exclusivamente da conscientização e da mudança de hábitos de todos, e essa mudança só pode acontecer por meio da educação.

Os problemas com o meio ambiente têm causado grandes danos à natureza e à vida como um todo. Eles são decorrentes em sua grande parte da ação do homem, que contribui dia a dia para a degradação dos recursos naturais.

A importância da educação ambiental e da conscientização urgentes da população advém das crises climáticas e hídricas cada vez mais frequentes, da exploração desenfreada dos recursos naturais, do aumento da população, da ausência de políticas públicas de proteção. Por meio dessa educação, o indivíduo e a sociedade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente – bem de uso comum e essencial a uma vida saudável e de qualidade – e para a consciência de sustentabilidade. Além disso, são desenvolvidas ferramentas para a mitigação de danos causados pelo homem.

As questões ambientais precisam ser abordadas com toda a sociedade e, principalmente, nas escolas. Crianças bem informadas sobre os problemas ambientais serão adultos mais conscientes, além de serem transmissoras dos conhecimentos em casa, na família e na comunidade. E a educação ambiental permite uma consciência crítica acerca dessas questões.

Estamos vivendo um período de desequilíbrio e desarmonia causados, obviamente, por nós mesmos. A relação entre a raça humana e a natureza precisa ser reestabelecida por meio do desenvolvimento sustentável a partir de ações, concepções e mudanças de hábito, visando uma relação mais harmoniosa com o planeta.

No Brazilian International School, colégio bilíngue em São Paulo, as aulas sobre o meio ambiente acontecem como uma metodologia educativa integrada, contínua e permanente em todos os ciclos – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – com a missão de preparar cidadãos conscientes frente às questões ambientais que vêm ocorrendo nas últimas décadas, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Os desastres naturais e o desmatamento – cada vez mais presente nos noticiários atuais –, o uso irracional da água e o descarte inadequado de lixo devem ser tratados em todos os setores da sociedade, pois causam danos irreversíveis à natureza.

Com o aumento populacional, as cidades foram crescendo sem planejamento e o desmatamento e a degradação alcançaram níveis muito elevados. Além disso, o meio ambiente tem sido mais poluído graças também ao desenvolvimento das novas tecnologias. As consequências disso tudo são a contaminação dos rios, o efeito estufa, a geração de resíduos não degradáveis, causando danos irreversíveis.

No BIS, escola de Ensino Médio, o educando adquire conhecimento e informações, passando a entender como ele pode se tornar um agente maléfico ou benéfico ao meio ambiente e que pode, inclusive, interferir diretamente tanto na degradação quanto na preservação do meio ambiente.

A implementação da educação ambiental nas escolas pode acontecer por meio de conteúdos trabalhados em sala de aula e em atividades específicas. No Brazilian International School, ela está presente nas abordagens em sala de aula; em projetos; em campanhas de conscientização concebidas e lideradas pelos alunos; na Mostra Cultural por meio de apresentações desenvolvidas pelos educandos; na horta comunitária; no incentivo ao consumo consciente dos recursos como água e energia; pelo ensino da importância da coleta seletiva e pelo encorajamento da atenção ao desperdício, além de matérias específicas do Ensino Médio. Lá aprendemos que a verdadeira conscientização e a mudança de hábitos acontecem com pequenas atitudes dia a dia.

O contato das pessoas com a natureza tem diminuído muito devido ao crescimento muito acelerado das cidades. Menos verde, mais concreto. Assim, a questão ambiental precisa ser trabalhada em todas as áreas da sociedade, principalmente dentro das escolas. Informação gera consciência, consciência gera melhoria de vida no futuro. Por meio de aprendizagem ativa e aulas sobre meio ambiente para o Ensino Médio, os educandos são os “quase adultos” que serão os responsáveis pela adoção de iniciativas sociais, econômicas e ambientais, pelo planejamento que atenda às necessidades humanas possibilitando, assim, a vida para as gerações futuras.