Diploma de Ensino Médio americano, qual a sua importância?

Publicado por colegiobis  em  18 de Fevereiro de 2021

De acordo com Ricardo Ribas, gerente executivo da empresa de recrutamento Page Personell, apenas 4% dos profissionais no mercado têm domínio da língua inglesa, ou seja, são verdadeiramente proficientes. E não é preciso ser de uma empresa de recrutamento para saber que aqueles que falam Inglês fluentemente têm vantagem de contratação sobre os que não falam e ganham mais.

Não é à toa que a escola bilíngue tornou-se uma das modalidades mais procuradas pelos pais que querem proporcionar uma educação diferenciada aos seus filhos. Mas o que é uma escola bilingue? Antes de mais nada, não se pode confundir a escola internacional com a escola bilíngue.

A Diretora Pedagógica do colégio bilíngue Brazilian International School de São Paulo, Audrey Taguti, explica que escolas internacionais se focam mais na cultura estrangeira e sua alfabetização acontece na Língua Inglesa. Também seguem o currículo e o calendário de seus países originários. Já uma escola bilíngue brasileira tem como foco a cultura de seu país de origem – além de outras culturas – sua alfabetização normalmente é primeiro na Língua Portuguesa e segue currículo e calendários brasileiros. No Colégio BIS a Matriz Curricular é construída abrangendo componentes curriculares brasileiros e componentes curriculares internacionais. Os ciclos Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio possuem diferentes disciplinas que completam a carga horária semi-integral. Também nosso Currículo Internacional, assim como o Currículo Brasileiro, é aprovado pelo MEC.

Devido ao fato de ainda não haver uma regulamentação específica para as escolas bilingues no Brasil, é comum ainda existirem muitas diferenças nos sistemas educacionais adotados em cada uma dessas escolas. Muitas até são erroneamente denominadas bilingues, enquanto na verdade têm apenas uma carga horária maior de aulas de Inglês e não ensinam parte da grade curricular na língua inglesa.

As escolas bilingues não ensinam o idioma. Ao invés disso, usam o inglês como o idioma de instrução. É importante ressaltar, como colocado pela Diretora Audrey Taguti, que as escolas bilingues envolvem no sentido amplo o aprendizado da cultura do país ou países onde a língua alvo é falada, mantendo, entretanto, os valores e a cultura do país da língua materna.

Para que nossa cultura seja preservada é que muitos pais preferem que seus filhos estudem em uma escola bilingue, e não na internacional; já que essas famílias vivem em casa a cultura brasileira e seu idioma de comunicação é o Português. Além da questão cultural, muitas famílias ainda não sabem se seus filhos irão escolher fazer faculdade aqui no Brasil ou no exterior, portanto não querem comprometer o currículo do Ensino Médio escolhendo uma escola que se foque mais no currículo de outro país, que não prepara o aluno para testes como o ENEM e vestibulares.

Para aqueles pais que querem que seus filhos se preparem para entrar tanto nas faculdades do Brasil como nas do exterior, a escola bilingue é a resposta. No Brazilian International School, os alunos recebem o diploma de Ensino Médio americano e o brasileiro ao se formarem, o que chamamos em inglês de “dual diploma”. No fim desse ciclo, estarão aptos a buscar admissão em faculdades brasileiras, americanas, canadenses ou europeias. O “dual diploma” é o programa oficial de equivalência internacional do certificado do Ensino Médio, que permite aos alunos obterem dois diplomas ao mesmo tempo: o do Brasil e o americano: o American High School Diploma.

Assim como é importante que o diploma do Ensino Médio seja reconhecido pelo MEC no Brasil, receber também um certificado reconhecido pelo órgãos reguladores americanos, com o sêlo de qualidade de uma instituição acreditadora respeitada e conhecida internacionalmente, traz muitas vantagens aos alunos que decidirem estudar fora, tanto na graduação como na Pós.

De acordo com a Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio (Belta),  mais de 50.000 brasileiros começaram uma graduação internacional apenas em 2018, 37,7% a mais do que em 2017, segundo dados da pesquisa de 2019. Ainda segundo o levantamento, um em cada três desses alunos é de São Paulo.

O dual diploma oferece ao aluno o que chamamos de mobilidade acadêmica, ou seja, pode estudar onde quiser. Ter um “dual diploma” em seu currículo significa que o ele aprendeu inglês em um ambiente de imersão e não em um curso de Inglês para estrangeiros, o que limitaria sua exposição ao idioma e seu tempo de prática. Além disso, o essa certificação proporciona a seus alunos um currículo que os prepara tanto para o ingresso em qualquer faculdade do mundo, como também para a vida.

O currículo do “dual diploma” imprime nos alunos um elevado nível de autonomia pessoal e uma grande facilidade no uso das novas tecnologias. Fica implícito que o aluno estudou com um currículo mais exigente, validado duplamente por sua qualidade, o que atesta principalmente pelo alto nível de ensino da instituição e pelo talento e formação de seus professores. O aluno que se interessar por uma carreira internacional deve começar moldando seu currículo e sua rede de relacionamento em uma escola que pode levá-lo a outras culturas. O diploma de um High School americano, além de fornecer o domínio da língua inglesa, o conhecimento da cultura estrangeira e o complemento extraordinário do currículo, também abre portas nas melhores universidades do mundo.