DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES MOTORAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Publicado por colegiobis  em  22 de Setembro de 2020

Autora: Beatriz Martins - Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio BIS

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES MOTORAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

É na Primeira Infância, fase que abrange as idades de 0 a 5 anos, que as crianças se desenvolvem mais rapidamente nas diferentes áreas: motora, cognitiva, linguística e afetiva. Neste período há uma receptividade significativa a todos os estímulos vindos das pessoas que as cercam e do ambiente em que estão inseridas.
As primeiras experiências motoras de um ser humano se iniciam na vida uterina e a forma como cada criança se relaciona com os estímulos à sua volta é o que constrói o repertório do seu próprio corpo.

A CRIANÇA NÃO TEM UM CORPO, ELA É UM CORPO!

É a partir dessa percepção que o desenvolvimento motor ocupa um espaço importante nas propostas pedagógicas vivenciadas pelos alunos do Colégio BIS.

As atividades corporais que as crianças experimentam ao longo da primeira infância – jogos, brincadeiras, circuitos, danças, fazer artístico – vão construindo seus corpos e fazendo com que se relacionem com a vida de maneiras diferentes.

Ao pensarmos que é no contexto da Educação Infantil que muitas crianças iniciam a primeira interação fora do convívio familiar, é importante lembrar que o desenvolvimento

na primeira infância inclui a aquisição de habilidades motoras finas e grossas. Embora essas duas habilidades envolvam movimento, elas têm diferenças:

• As habilidades motoras finas envolvem o movimento dos grupos musculares menores das mãos, dedos e pulsos da criança.

• As habilidades motoras grossas envolvem o movimento dos grandes grupos de músculos, como braços e pernas.

Ambos os tipos de habilidades motoras permitem que as crianças se tornem mais independentes, porém, a coordenação motora fina é especialmente crucial, pois permite que as crianças realizem tarefas de autocuidado sem ajuda. Isso inclui: escovar os dentes, comer, escrever e se vestir.

Bebês e crianças pequenas desenvolvem habilidades motoras finas e grossas em seu próprio ritmo. Ainda assim, no Colégio BIS, nossa Equipe Pedagógica acompanha de perto o desenvolvimento psicomotor e cronológico dos alunos observando os marcos esperados para cada fase em que se encontram, fazendo as orientações necessárias às famílias.

As crianças pequenas que conhecem, saboreiam e aprendem as possibilidades do corpo em movimento em diferentes tempos e espaços poderão, sem dúvida, estabelecer uma forma pessoal e diferenciada de ser e estar no mundo. Essas oportunidades exploratórias acontecem no Colégio BIS em diferentes aulas, como Teatro e Música.

Nas aulas de Educação Física, por exemplo, os alunos também vivenciam atividades motoras que visam o desenvolvimento das habilidades grossas de movimento, força, resistência, equilíbrio, agilidade, coordenação visomotora e velocidade.

Já nas propostas das atividades interdisciplinares e de pré-alfabetização, o desenvolvimento das habilidades motoras finas fica mais latente, uma vez que as crianças vivenciam em sua rotina atividades lúdicas, como pinturas, modelagem, recorte, escrita, desenho, movimentos como pinçar grãos ou outros objetos, picotar papéis, entre outras propostas.

DICAS DE COMO ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CASA

Incorporar atividades lúdicas na rotina diária da criança pode ajudar a melhorar suas habilidades motoras grossas e finas. A capacidade de aprender e praticar habilidades motoras pode beneficiar a criança acadêmica, social e pessoalmente.

Seguem aqui algumas dicas que podem ser feitas em casa com as crianças para auxiliar no desenvolvimento motor e da autonomia da criança:

• Incentivar a criança a vestir-se sozinha;

• Incentivar a organização dos espaços próprios da criança (quarto, brinquedos);

• Permitir que a criança ajude na preparação da refeição (mexer, misturar, despejar ingredientes);

• Montar quebra-cabeças;

• Jogar jogos de tabuleiros que envolvam dados;

• Pintar com dedos;

• Pintar com cotonetes;

• Separar grãos;

• Picotar papéis;

• Ensinar a criança a segurar o copo;

• Fazer biscoitos, enrolar a massa, usar um cortador para fazer os recortes;

• Colocar objetos em um pote e pedir para ele removê-lo para outro usando um pegador de salada;

• Prender pregadores de roupas em cabides;

• Praticar colocar elásticos em volta de uma lata etc.

O PROTAGONISMO DA CRIANÇA

Não há desenvolvimento motor sem o protagonismo da criança, sem o seu corpo ocupando novos espaços e descobrindo novos movimentos!

Diariamente o Colégio BIS promove um ambiente rico em estímulos pedagógicos, com educadores capacitados a observarem e mediarem situações de aprendizados e experiências significativas, que permitem aos alunos vivenciarem atividades que desenvolvem não somente habilidades específicas, mas que garantem uma formação integral.

Os corpos das crianças falam e nós os ouvimos atentamente!

ACESSE O NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSA METODOLOGIA DE ENSINO