COMO AVALIAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Publicado por colegiobis  em  29 de Setembro de 2020

Por: Audrey Taguti - Diretora Pedagógica do Brazilian International School

A proposta pedagógica é a identidade da escola. Ela estabelece as diretrizes básicas, a linha de ensino e de atuação na comunidade. É um documento que define e registra todas as ações da escola, desde sua estrutura curricular até suas práticas de gestão.

Dicas de como avaliar uma proposta pedagógica:

• Métodos de ensino: Ao procurar uma instituição escolar, é importante que a família entenda qual método ou proposta de ensino é oferecida. Saber como a instituição de ensino norteia os seus projetos é algo que lhe dá base para avaliar se as diretrizes pedagógicas e os valores da escola estão alinhados com os princípios da sua família. As principais vertentes e métodos adotados pelas instituições de ensino brasileiras são: pedagogia tradicional, pedagogia Waldorf, pedagogia construtivista, pedagógia sócio-interacionista e metodologias ativas.

• Recursos oferecidos pela escola: Além de oferecer um ensino de excelência, tecnológico e seguro, fique atento se a escola proporciona um saber essencial de vida desenvolvendo, sobretudo, o engajamento social, a autonomia, a proatividade e a tomada de decisões.

• Consulte outros pais: Eles poderão dar uma visão mais real do dia a dia da instituição. Sempre é bom verificar a opinião de pessoas que estão no contexto escolar.

• Acompanhe a rotina: Visite o Colégio em funcionamento, assim você perceberá se a teoria que foi apresentada é a mesma vista na prática.

• Agende uma reunião com a coordenação e direção: Por meio de um diálogo franco e aberto, eles poderão esclarecer todas as dúvidas.

A família precisa se sentir confortável no ambiente escolar. Uma escolha assertiva resulta em alunos que se desenvolvem de forma saudável e significativa.

O mais importante é que pais e alunos se sintam parte integrante daquele ambiente.

O Brazilian International School – BIS – é um colégio inovador, comprometido em promover aprendizagem por meio de uma educação bilíngue de excelência, norteada por relações significativas, sustentáveis e éticas. Propicia a educação para o pensar. Localizado na cidade de São Paulo, oferece os quatro ciclos da educação básica: Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio.

O BIS acompanha o desenvolvimento global, individualizado e coletivo de seus alunos, fortalecendo a autoestima para que superem os desafios do mundo globalizado, se reinventado e fazendo a diferença. Por meio de uma pedagogia sócio-interacionista e humanista, sua proposta bilíngue oferece aos educandos uma oportunidade de aprendizagem por meio da Língua Inglesa, tornando-os, nesse processo, bilíngues naturais. Quanto mais oportunidades significativas de vivência com o idioma o aluno tiver desde a primeira infância, mais rica e marcante será a aprendizagem.

O objetivo geral do Colégio é educar em um ambiente harmonioso de compreensão e cooperação. Oferecer um currículo suficientemente qualificado para preparar seus alunos para um mundo global e desafiante, garantindo a fácil inserção dos participantes na prática dos bons costumes e de trabalho. Contribui para a aprendizagem de competência de caráter geral, visando à formação de educandos mais aptos a assimilar mudanças, mais autônomos em suas escolhas, mais solidários, que acolham e respeitem as diferenças.

Valores como respeito, integridade, educação e conhecimento são aspectos trabalhados diariamente na rotina do Brazilian International School, pois a formação do caráter é essencial para que o aluno se torne um cidadão que cumpra com os seus deveres e saiba buscar os seus direitos.

- Respeito: fundamento para todas as nossas relações. Gera confiança.

- Educação e conhecimento: desenvolvimento intelectual de ações formativas.

- Integridade: nossas relações são pautadas na ética, empatia, verdade e honestidade.

Encontrar a escola adequada para os filhos exige dedicação, esforço e comprometimento, pois a aprendizagem só acontece se for significativa e validada.

CONHEÇA NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA