Como ajudar seu filho a estudar? Confira algumas dicas

Publicado por colegiobis  em  26 de Agosto de 2020

Autora: Audrey Taguti - Diretora Pedagógica do Colégio BIS

A rotina de estudos é o ponto chave para o seu filho alcançar um bom desempenho na escola, nas lições de casa e nas avaliações. Também o auxilia a criar o hábito necessário, natural e saudável de estudar.

Construir com o seu filho um planejamento que sinalize um roteiro de atividades a serem seguidas pode ajudá-lo a se organizar, aumentando a sua autoestima e segurança.

Confira abaixo algumas sugestões de como ajudar o seu filho no desempenho escolar:

- Estabeleça um local de estudo

Combine com ele um lugar fixo para os estudos, que precisa ser iluminado, arejado e sem interferências visuais para evitar distração. Ensine seu filho a preparar esse espaço, separando os materiais necessários que utilizará para realizar as tarefas.

- Crie uma agenda

Ela deve ser organizada, conter os horários de aula e também as datas das entregas das tarefas estipuladas pelos professores.

- Determine uma rotina

É necessário estipular um horário e segui-lo, assim seu filho não acumulará dúvidas e internalizará melhor os conteúdos. O ideal é que ele mantenha em sua rotina diária uma ou duas horas direcionadas ao estudo, lembrando sempre que momentos de descanso e lazer são fundamentais para um desenvolvimento saudável.

- Liste as prioridades

É importante que ele se dedique a uma disciplina de cada vez. Ajude-o a decidir o que é mais urgente, o que é mais desafiador e o que precisa ser revisto. É essencial intercalar as disciplinas preferidas com as que possui menos habilidade, pois assim o estudo se torna mais eficaz e produtivo.

- Faça anotações

Oriente o seu filho a anotar as dúvidas dos conteúdos ministrados nas aulas ou estudados em casa para que sejam posteriormente esclarecidas com os professores. Isso facilita a construção do aprendizado.

- Construa resumos

É importante que ele aprenda a extrair as principais ideias de um texto. Uma prática interessante é reescrever o conteúdo usando as próprias palavras e também grifar parte do texto.

Preservar a qualidade do estudo – e não a quantidade – é fator essencial na vida de todo aprendiz. Equilibrar os desenvolvimentos emocional e cognitivo garante um estudo eficaz.

A parceria e a afetividade da família asseguram um aprendizado significativo. Haja com amor e paciência, dessa forma seu filho se sentirá seguro e entenderá que estudar é algo que vale muito a pena.

BAIXE AGORA!

Guia de como fazer uma rotina de estudos e melhorar o seu rendimento