Ciência e tecnologia: a base essencial para preparar o aluno

Publicado por colegiobis  em  04 de Março de 2021

A crescente e rápida evolução e utilização de novas tecnologias e descobertas científicas vem afetando nossa rotina: a maneira com a qual nos relacionamos e nosso modo de vida. Com a nova realidade da pandemia do COVID-19, nos tornamos ainda mais dependentes da tecnologia e passamos a valorizar ainda mais a ciência. Se este ano aprendemos algo, é que é preciso aprofundar no Brasil a cultura científica. E isso só pode ser feito com sucesso se o fizermos por meio da educação escolar.

Surge nos dias de hoje, cada vez mais, a necessidade de difundir na mente dos alunos do século XXI conceitos científicos, desenvolver atitudes e valores da ciência para que eles possam incorporar ambos em seu dia a dia. A escola de hoje deve preparar seu alunos também para a vida. Os cidadãos atuais devem sair do Ensino Médio com uma postura crítica diante do que a ciência e a tecnologia apresentam para a sociedade.

Aos educadores, portanto, cabe preparar as novas gerações de alunos para esse mundo. A associação entre ciência, tecnologia e educação tem sido recorrente no discurso pedagógico, já que são partes integrantes de nossa vida social. A escola deve, portanto, incentivar o uso de diferentes recursos materiais que contemplem essa abordagem educacional.

STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics), que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, em português, é a abordagem educacional com a qual o Brazilian International School trabalha seus projetos pedagógicos. Inicialmente, essa metodologia surgiu como STEM, sem as Artes, que foi incluída mais recentemente, trazendo, assim, para essa abordagem educacional uma visão também das ciências humanas.

É preciso tomar cuidado, no entanto, para que a disciplina de Artes no STEAM não seja apenas utilizada de forma equivocada, ou seja, com a função lúdica, decorativa, sem a real inclusão das Ciências Humanas. Em seu uso equivocado, a Arte serve apenas como decoração, como por exemplo a pintura de um avião feito pelos alunos na aula de Robótica. O verdadeiro STEAM abrange em seus projetos o conceito social.

No Brazilian International School, colégio bilíngue de Moema, em São Paulo, o STEAM é um projeto integrado, que acontece em várias aulas, com etapas bem definidas, no qual os alunos levantam um problema e então buscam as soluções para resolvê-lo. O STEAM agrega em seus projetos uma série de metodologias, envolvendo raciocínio lógico, pensamento crítico e metodologias ativas. Esses projetos também enfatizam desenvolver as habilidades socioemocionais nos alunos, tais como a colaboração, a organização, a pesquisa, a criatividade, etc .

Para os educadores do Brazilian International School, não basta apenas ter aulas de Robótica com impressoras 3D e não basta que os alunos tenham aulas práticas em seu laboratório moderno e bem equipado. Na prática, o STEAM funciona em forma de oficinas criativas para que os alunos, divididos em grupos, possam resolver algum desafio de maneira prática. A ideia original é unir conhecimentos dessas cinco áreas em torno da construção de algo que resolve um desafio proposto. Tais projetos são então apresentados para a comunidade escolar na semana da Mostra Cultural.

É o caráter interdisciplinar do STEAM que une – além das ciências – a ética, a sociologia e a filosofia, entre outras matérias, que permite a difusão da cultura científica entre cidadãos, tornando-os capazes de participar ativamente de uma sociedade mais democrática e mais bem informada (Cachapuz et al., 2002).

No Colégio Brazilian International School, o STEAM é um projeto integrado, com etapas bem definidas, nas quais os alunos levantam um problema e então buscam as soluções para resolvê-lo. Muitas vezes os educadores e a direção da escola definem uma temática anual e, então, dentro dela, os alunos imaginam os projetos e suas várias etapas. Tais projetos são então apresentados para a comunidade escolar na semana da Mostra Cultural, cujo tema no ano de 2020 foi “For a World without Frontiers”, ou traduzindo: “Por um Mundo sem Fronteiras”.

Nos Estados Unidos, o incentivo ao ensino STEAM começa desde muito cedo, na Educação Infantil e continua até a faculdade. Do Ensino Médio em diante, os projetos se tornam cada vez mais rigorosos e desafiadores. Em seu Ensino Médio, o Brazilian International School busca a conscientização dos estudantes sobre os campos e profissões STEAM, bem como os requisitos acadêmicos dessas áreas. A exploração por parte dos estudantes das carreiras relacionadas com STEAM começa nesse nível. O programa de estudo concentra-se na aplicação das cinco disciplinas de maneira desafiadora, visando a preparação dos educandos para as faculdades brasileiras ou estrangeiras, e para o mercado de trabalho do futuro.

Referência:

CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002.