BILINGUISMO: PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR

Aquela pergunta que há alguns anos se fazia com respostas limitadas a poucas opções, hoje possui infinitas possibilidades: “O que você vai ser quando crescer?”

E não mais apenas “o quê”, mas também “onde você vai ser o que deseja ser quando crescer?”. O mundo se abriu de maneira irreversível. Cada dia uma carreira nova surge.

Os processos de admissão em faculdades não dependem apenas dos vestibulares e Enem. Os cursos nacionais deixaram de ser o único destino do estudante ao fim do Ensino Médio. A fluência em um idioma há muito deixou de ser um diferencial. Citando Renato Russo, “o futuro não é mais como era antigamente.” Hoje muitos jovens optam por uma graduação fora do país – algo que se tornou muito possível nos últimos tempos.

Sendo assim, a possibilidade de proporcionar aos filhos um aprendizado natural e desde tenra idade impulsionou a expansão de escolas bilíngues no Brasil.

Segundo pesquisas, as vantagens do bilinguismo não se restringem apenas aos conhecimentos linguísticos. Elas se estendem à rapidez do desenvolvimento de capacidades cognitivas. A busca por recursos de comunicação a fim de se fazer entender amplia as competências e habilidades de aprendizagem.

Quanto mais cedo a criança iniciar os estudos em uma escola bilíngue, menores serão suas dificuldades. Se o aluno for mais velho, é importante garantir que a escola ofereça adequação e acompanhamento pedagógico a fim de sanar possíveis defasagens em relação ao idioma ou ao conteúdo.

Alunos bilíngues tendem a se destacar no rendimento da Língua Inglesa nos vestibulares e Enem. Algumas universidades e faculdades brasileiras têm adotado processos seletivos parecidos com os de universidades estrangeiras: cartas de apresentação, cartas de recomendação, cartas de motivação, avaliação do currículo, rendimento no SAT – versão americana do Enem – e índice GPA (Grade Point Average) – número que indica o nível de aproveitamento por meio da média das notas obtidas nos anos de Ensino Médio. Esse índice é utilizado para verificar se o educando atende os padrões e expectativas estabelecidas pela universidade em questão.

No Brazilian International School, colégio bilíngue de São Paulo, os alunos do High School cursam Career Planning e Global Perspectives como apoio às escolhas de suas futuras carreiras e de seu projeto de vida, já em concordância com o Novo Ensino Médio que teve início oficial no Brasil neste ano de 2022. Essas disciplinas – entre outras – buscam entender as necessidades dos jovens que estão terminando a educação básica e prepará-los para a próxima etapa de suas vidas. Além disso, provêm informações e exercitam habilidades de raciocínio superior, como tomar iniciativas, trabalhar independentemente e cooperativamente, aprender colaborativamente e de compreensão de algo em sua totalidade. Motivamos o autoconhecimento e a autonomia, mostrando os vários caminhos que estão abertos para essa nova geração. Nessa instituição também é possível o educando finalizar a educação básica com a aplicação para universidades no exterior graças à dupla certificação: Ensino Médio e High School.

A excelência em inglês que é adquirida no colégio bilíngue faz com que o mundo não tenha fronteiras. Além, claro, da vantagem que esses alunos apresentam no inglês para vestibular por dominarem a língua estrangeira com mais naturalidade. O bilinguismo também garante o desenvolvimento das competências de concentração e organização, ampliando a capacidade cognitiva. Os educandos são mais abertos a novas experiências, aumentando suas chances de boas colocações acadêmicas e profissionais.

A preparação socioemocional dos educandos é muito privilegiada em escolas bilíngues – muito importante para a preparação para o vestibular e outros processos seletivos. O acompanhamento desse passo tão essencial na vida dos filhos sem se deixar levar pela ansiedade não é tarefa fácil. É tempo de fortalecer relacionamentos, de confiança no que foi construído até então na educação dos filhos, além de abrir-se para apoiá-los no que for necessário.