Bilinguismo: Como aprender de forma criativa e obter excelência em inglês

Publicado por Beatriz Martins - Coordenadora Ed. Infantil  em  22 de Março de 2022

A aquisição de uma segunda língua seja na primeira infância ou ao longo da vida de uma pessoa, certamente torna-se mais significativa quando a aprendizagem acontece de forma criativa.

Logo, uma proposta pedagógica como a do colégio bilíngue Brazilian International School, que incentiva um planejamento criativo, traz resultados expressivos no que se refere ao aprendizado de um segundo idioma. Isso se dá porque uma aula de inglês divertida e que envolva jogos de criatividade auxilia os alunos a internalizarem e assimilarem informações mais facilmente e assim obter a excelência em inglês.

A importância da criatividade

Dentre as 5 habilidades sócio emocionais mais necessárias a serem desenvolvidas pelos indivíduos nos tempos atuais, uma delas é essencialmente “abertura às novas experiências”. Essa habilidade caracteriza-se pelo desejo de tentar coisas novas, que envolvam atividades imaginativas e intelectuais, desenvolvendo assim uma mente inovadora, que inclui a capacidade de “pensar fora da caixa”.

O ensino bilíngue desenvolvido no BIS, colégio bilíngue em São Paulo, apresenta como grande diferencial uma proposta de vivências e experiências pedagógicas com atividades em inglês que exploram diferentes competências e habilidades, sempre estimulando a criatividade seja na solução de problemas ou mesmo numa brincadeira.

A criatividade e o cérebro

É comum imaginar que ser criativo é uma habilidade específica e muitas vezes nata somente de algumas pessoas, mas isso não é verdade. Há algum tempo, muitos neurocientistas, como Anna Abraham - autora do livro “The neuroscience of creativity”- vêm se dedicando a estudar e mapear como o cérebro compreende a criatividade, e todos têm observado que o pensamento criativo pode ser desenvolvido e exercitado.

Por exemplo, quando uma parte do cérebro é comprometida, uma pessoa pode encontrar outras formas de realizar a mesma atividade, utilizando novas estratégias. Dessa forma, compreende-se que a criatividade é uma capacidade e, como o desenvolvimento de qualquer habilidade, pode ser aprimorada com prática.

Segundo Abraham, a ideia rígida de que as pessoas criativas usam mais o lado direito do cérebro, enquanto pessoas analíticas usam mais o lado esquerdo equivale a uma generalização errônea. Uma das coisas mais particulares sobre a criatividade no cérebro é que ela requer o uso de ambos os hemisférios. Na verdade, é isso que torna a criatividade única em comparação com outras funções cerebrais, como a linguagem ou o movimento, que se originam em uma região específica.

Uma proposta pedagógica que estimule a criatividade permite aos alunos desenvolver pensamento crítico, planejamento e atenção. As crianças aprendem por meio desse processo à medida que diferentes partes do cérebro entram em ação. É por isso que o movimento físico e o tempo de brincadeira também são tão importantes para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.

Criatividade, diversão e aprendizado

A criatividade é valiosa na educação porque constrói a complexidade cognitiva. Ser criativo envolve usar um conjunto existente de conhecimentos ou habilidades em um determinado assunto ou contexto para experimentar novas possibilidades na busca de resultados valiosos, aumentando assim, ainda mais, o repertório de conhecimento e as habilidades.

Há muitas maneiras de promover o aprendizado de um segundo idioma por meio da criatividade, afinal o uso da linguagem é por si só um ato criativo. Transformar pensamentos em linguagem que pode ser ouvida ou vista, ser capaz de produzir frases e até textos longos que nunca ouvimos ou vimos antes, são alguns exemplos disso. Ao dar aos alunos exercícios criativos, fazemos com que eles pratiquem uma importante habilidade do uso de uma língua: pensar criativamente.

Desde a Educação Infantil ao High School o contexto bilíngue do Brazilian International School promove uma imersão no segundo idioma, fazendo uso de recursos criativos e metodologias ativas nas mais diversas aulas e propostas de atividades.

As aulas de Teatro e Música proporcionam aos alunos atividades criativas que ampliam o repertório dos alunos no que se refere à aquisição da Língua Inglesa, uma vez que as músicas e as histórias dramatizadas são recursos divertidos e significativos para as crianças.

As atividades que envolvem a metodologia Steam (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), aplicada desde a Ed. Infantil ao High School, estimulam o pensamento criativo dos alunos ao serem desafiados a buscarem soluções inusitadas para a resolução de diferentes problemas.

E além, disso, por que não aprender clássicos da Literatura Inglesa a partir da dramatização de peças como Romeo and Juliet de William Shakespeare, em que os alunos do Fundamental 2 constroem desde o cenário ao texto, consolidando assim cada vez mais todo o repertório de Língua Inglesa adquirido ao longo da trajetória acadêmica no contexto bilíngue.

A criatividade está sempre presente nas aulas e é possível exercitá-la de diferentes maneiras como: fazer perguntas abertas aos alunos para incentivar a discussão de diferentes temas; tocar uma música e incentivar os alunos a falarem sobre o que estão sentindo ao ouvi-la; usar recursos de dramatização, como o role-playing, são apenas alguns exemplos.

Que tal então começar a exercitar cada vez mais sua criatividade e descobrir inúmeras possibilidades de conectar ideias, aprender e se divertir.

Afinal como diria Maya Angelou, “você não pode esgotar sua criatividade, quanto mais você a usa, mais você a tem.”