BENEFÍCIOS DO ENSINO SEMI-INTEGRAL

Publicado por colegiobis  em  10 de Novembro de 2020

O Brazilian International School oferece uma proposta de educação bilíngue nos ciclos da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio com o desenvolvimento de dois currículos: o brasileiro e o internacional. A partir da alfabetização, nossos alunos passam a estudar período semi-integral para o pleno desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Nos dias de hoje, falar uma segunda língua é um requisito básico para um bom posicionamento no mercado de trabalho. Observamos que somente uma parcela pequena de brasileiros sabe o básico de inglês e menos de 1% é fluente na Língua Inglesa. Diante desse panorama, a educação bilíngue vem ganhando forças juntamente com uma proposta pedagógica no período semi-integral.

A proposta pedagógica funciona como a “identidade” de uma instituição de ensino e, para o Brazilian International School ter uma orientação bilíngue, ele atende às necessidades de inovação e diferencial na área da educação. O principal objetivo é trabalhar simultaneamente os currículos brasileiro e internacional com o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a vida em sociedade e para o mercado de trabalho.

Em uma educação bilíngue os alunos obrigatoriamente estudam período semi-integral e o inglês está integrado às outras disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, entre outras. Ressaltamos que nessa proposta bilíngue e semi-integral, oferecemos aulas “em inglês” e não aulas “de inglês”.

Em uma proposta inovadora de período semi-integral, nossos alunos passam por experiências e vivências com o foco em seu desenvolvimento, e inúmeros benefícios podem ser observados, tais como:

- Melhora da concentração:

A concentração é uma habilidade essencial, que permeia qualquer atividade e auxilia o aluno no alcance de seus objetivos. O Ensino Bilíngue desenvolve a concentração, a memória, a agilidade de pensamento e raciocínio e a criatividade.

- Desenvolvimento da cognição:

A cognição inclui diferentes processos, como aprendizagem, atenção, memória, linguagem e raciocínio.

- Melhor aproveitamento nas diferentes disciplinas:

O aluno consegue administrar melhor seu tempo e se dedicar a uma rotina de estudos mais personalizada. Em um ensino bilíngue oferecemos diferentes disciplinas na grade curricular do dois currículos.

- Maior fluência no inglês e enriquecimento cultural:

Os nossos alunos possuem conhecimento nos dois idiomas: português e inglês. Em uma educação bilíngue, o certificado de proficiência em inglês é uma forma de comprovar sua fluência no idioma de maneira oficial.

- Melhora da visão de mundo:

O termo “Visão do Mundo” pode ser entendido como a lente que utilizamos para enxergar, interpretar e nos relacionar com o mundo. Toda “Visão do Mundo” é construída por meio de histórias. Nossas experiências e vivências nos permitem participar de um processo de construção e da identidade de um determinado lugar. Por meio da vivência de outras culturas, a relação com o mundo se amplia.

- Importância do período semi-integral:

Muitas escolas particulares passaram a oferecer uma educação de período semi-integral. Com a vida mais atribulada dos pais, a realidade educacional brasileira vem mudando gradativamente. Os pais passam o dia todo em seus ambientes de trabalho e a necessidade de uma educação em um período mais extenso deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade. Erroneamente considerava-se que as famílias que optassem por colocarem seus filhos em um período semi-integral passavam a responsabilidade total da educação somente para as instituições de ensino. Hoje já se sabe que temos inúmeros benefícios na escolha de uma instituição que ofereça uma período estendido, e é entendida como uma oportunidade de crescimento para o aluno.

Os pais e mães encontram nessa possibilidade uma solução para suprir as necessidades básicas da família em um ambiente seguro. As escolas regulares oferecem um contraturno com atividades esportivas e atividades complementares, como também acompanhamento da lição de casa. As escolas que oferecem uma proposta bilíngue, além de desenvolverem dois currículos, oferecem a possibilidade de atividades extracurriculares após o período das aulas.

Muitos pais apresentam dificuldades de locomoção e organização do tempo para oferecer a seus filhos atividades esportivas. O período semi-integral terá à disposição do aluno uma variedade de atividades relacionadas à prática de esportes. Sabe-se que a prática de atividades físicas desde a infância é importante para a saúde e para o desenvolvimento emocional e social dos alunos.Também observamos que, além dos inúmeros benefícios, é um momento para se trabalhar com os valores. Por meio das atividades esportivas o aluno aprende a conviver melhor em sociedade.

Matricular seu filho em uma instituição de período semi-integral é garantia de segurança. Há a tranquilidade de seu filho ser acompanhado por profissionais capacitados em um ambiente confiável e com muitas atividades pedagógicas.

O Brazilian International School oferece educação bilíngue de excelência de meio período e período integral na Educação Infantil, e período semi-integral  nos ciclos Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, seguindo as novas tendências da Educação do século XXI.

Texto por: Luciene Surita - Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I do Brazilian International School.

BAIXE O E-BOOK AGORA!
A Filosofia Educacional e suas metodologias no processo de aprendizado dos alunos