A SEGUNDA LÍNGUA É ADQUIRIDA COM MAIS FACILIDADE

Publicado por colegiobis  em  20 de Março de 2018

 

A segunda língua é adquirida com mais facilidade até os 7 anos de idade.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou, recentemente, uma pesquisa segundo a qual as crianças, durante a primeira infância, ou seja, até os 7 anos de idade, são possuidoras de enorme facilidade para aprender uma segunda língua, caso sejam expostas a ela, naturalmente. Tal pesquisa confirma as teorias do linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky (nascido em 1928), tido como o “Pai da Gramática Gerativa”.

Ao nascer, a criança é portadora de uma capacidade linguístico-biológica, denominada por Chomsky de LanguageAcquisitionDevice (Mecanismo de Aquisição Linguística), mais conhecida por L.A.D., da sigla inglesa. Assim, a criança dispõe de um leque de opções paramétricas – ordem das palavras, pronúncia, estrutura gramatical, etc. – para a aquisição de qualquer língua. Até seus 7 anos, a criança está mais aberta aos inputs do meio – exposição e estímulos. Conforme crescemos, no entanto, tal capacidade vai sendo perdida. Se estivermos expostos tão somente à língua materna, haverá uma cristalização dela, tornando mais complexa a aprendizagem de uma segunda língua.

A pesquisa da UFRJ, cuja concentração está na área de Neurofisiologia da Gramática, é capitaneada pelas Professoras Miriam Lemle e Aniela Improta França, do Departamento de Linguística da prestigiosa Instituição de Ensino Superior (IES).