A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado por colegiobis  em  18 de Novembro de 2020

PRIMEIRA INFÂNCIA

Quando pensamos em Educação Infantil é importante compreendermos que esse ciclo contempla a fase do desenvolvimento caracterizada como Primeira Infância, que vai de 0 a 6 anos de vida. Nesse período os comportamentos e as interações com o ambiente e com as pessoas que fazem parte da vida das crianças são determinantes para a aquisição de habilidades fundamentais que reverberam ao longo da vida de um indivíduo. O trabalho pedagógico realizado pelo corpo docente do BIS, a partir de um atendimento individualizado e centrado no desenvolvimento do aluno, valida e direciona a Educação Bilíngue proposta pelo colégio.

EDUCAÇÃO INFANTIL BILÍNGUE

A aquisição de um segundo idioma na primeira infância impacta positivamente no desenvolvimento acadêmico e social de um ser humano. Crianças bilíngues desde cedo mostram um desenvolvimento precoce, tornando-se cognitivamente mais flexíveis que as monolíngues.

TRIPÉ PEDAGÓGICO: CUIDAR, BRINCAR E EDUCAR

O Colégio BIS fundamenta o trabalho pedagógico da Educação Infantil sobre um tripé muito importante: CUIDAR, BRINCAR e EDUCAR. Para garantir o desenvolvimento INTEGRAL das crianças uma ação deve estar sempre integrada à outra.

CUIDAR

No Colégio BIS o olhar para o acolhimento se dá desde o momento do primeiro contato das famílias com a Equipe Pedagógica de modo a garantir que a adaptação ao novo contexto escolar e aos novos referenciais seja um momento significativo na vida das crianças. Além do cuidado emocional, na Ed. Infantil é primordial o cuidado com a saúde física de cada criança. Um olhar para a alimentação balanceada e saudável e cuidados com o asseio e higiene dos alunos também garantem que a criança vivencie as experiências pedagógicas sempre de maneira integral.

BRINCAR

A criança que brinca se desenvolve em sua integralidade. Dessa forma, garantimos espaços lúdicos e propostas que incentivem os alunos a explorarem a criatividade, a curiosidade, as experiências com a natureza, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

Mais do que isso, o “brincar” na proposta bilíngue da Ed. Infantil do Colégio BIS proporciona também por meio de jogos dirigidos e brincadeiras culturais a aquisição e ampliação do vocabulário na Língua Inglesa. As crianças aprendem a língua brincando e vivenciando o segundo idioma. Learn by playing and living!

EDUCAR

A partir da proposta sócio interacionista em que o meio e as pessoas que fazem parte da vida escolar dos alunos tornam-se “pontes mediadoras” da construção do conhecimento deles, realizamos um trabalho por meio de projetos interdisciplinares que norteiam as vivências, experiências e descobertas cognitivas, motoras e emocionais das crianças. Os projetos são caracterizados por temas geradores que permitem flexibilidade das propostas pedagógicas, considerando o conteúdo programático estabelecido para cada classe da Ed. Infantil e respeitando os conteúdos emergentes de cada grupo.

OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO BIS

O eu, o outro e o nós

Neste campo de experiência a criança percebe-se como ser humano e constitui seu modo de agir, pensar e sentir através das experiências que vive, podendo ser na família, na escola ou em outros ambientes. No BIS o aluno é respeitado em sua individualidade e o exercício de empatia – de se colocar no lugar do outro para conviver melhor – é realizado desde o C1 por meio de projetos e subprojetos.

Corpo, gestos e movimentos

É com o corpo que a criança explora os espaços que a cerca e aos poucos adquire a noção corporal. A criança, nesse estágio da educação, começa a reconhecer as funções corporais, identificando suas potencialidades e seus limites. No BIS, nossos educadores proporcionam atividades de movimentação, como a formação de circuitos, parques dirigidos, P.E. Class, Music Class e Drama Class, além das brincadeiras de roda, faz de conta e coreografias.

Traços, sons, cores e formas

É na convivência com as mais diversas manifestações artísticas que as crianças são possibilitadas a vivenciar diferentes formas de expressão. A partir dessas vivências as crianças criam suas próprias produções, desenvolvendo senso crítico e estético. No BIS os alunos têm a oportunidade constante de desenvolverem o Fazer Artístico com diferentes perspectivas.

Espaços, tempos, quantidades, transformações e relações

No BIS, os questionamentos dos alunos norteiam a escolha e a construção dos temas de cada projeto pedagógico. As crianças se questionam desde pequenas sobre fenômenos naturais e socioculturais, procurando se situar no espaço e no tempo, além de se depararem com conhecimentos matemáticos. Brincadeiras que proporcionam a manipulação de objetos e a observação da transformação de fenômenos (exemplo: o crescimento do jardim, o clima, a chuva quando cai) favorecem posteriormente a percepção de fenômenos e relações mais complexas, como a noção temporal, as noções relativas e as resoluções de problemas.

Escuta, fala, pensamento e imaginação

No Colégio BIS, as crianças se apropriam de duas línguas ao mesmo tempo por meio de situações que possibilitam que os alunos construam estruturas linguísticas cada vez mais complexas. Para o desenvolvimento pleno, nossos projetos pedagógicos na Língua Inglesa e Portuguesa proporcionam momentos de interação constante entre educadores e alunos. As rodas de leitura, “contações de história” e dramatizações ampliam a oralidade dos alunos e os incentivam para que aprendam a escutar e a questionar, e assim ampliem seu vocabulário e sejam introduzidos no universo da escrita. É por meio da leitura de mundo que o educando inicia nessa jornada. Os educadores do BIS são mediadores entre os textos e as crianças para que elas possam aos poucos construir hipóteses de escrita.

(As explicações acima sobre os campos de experiência fazem parte do documento BNCC no Colégio BIS elaborado pela Equipe Pedagógica.)

EDUCAÇÃO INFANTIL E O JARDIM DE INFÂNCIA

A Educação Infantil recebe sementes cheias de vida, energia e potência para crescer. Um trabalho pedagógico estruturado e que compreende a importância do cuidado integral para com essas “sementes” faz toda a diferença para que esse jardim floresça.

]No Colégio BIS a relação afetivo-pedagógica norteia nossas práticas. A preocupação com a formação de um ser humano íntegro, com valores éticos, emocionais e sociais baliza todas as propostas e ações pedagógicas, e tudo isso começa com a semente plantada na Educação Infantil.

“Liberte o potencial da criança e você transformará o mundo.”

(Maria Montessori)

Texto por: Beatriz Martins - Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Brazilian International School
Graduada no Magistério
Bacharel em Letras - Tradução
Licenciada em Língua Inglesa e Língua Portuguesa
Especialista em Bilinguismo e Pós-graduanda em Psicopedagogia.
Atua há 26 anos na área da Educação.

LEIA TAMBÉM! O desenvolvimento das atividades motoras na primeira infância