A EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO DA DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Publicado por colegiobis  em  22 de Março de 2021

A primeira infância é um estágio crucial no desenvolvimento do comportamento e da consciência social e ambiental de uma pessoa. Ao pensarmos na criança que ingressa no Ensino Infantil, o ambiente escolar torna-se também um grande mediador na construção de conhecimentos e valores que permanecerão com ela durante toda a vida adulta. É por isso que é tão importante despertar o interesse em cuidar e proteger o meio ambiente nessa fase da vida contribuindo, assim, para a formação de uma “criança ecológica”.

No Colégio Brazilian International School, situado em São Paulo, o trabalho com o comportamento sustentável se inicia desde a Educação Infantil por meio dos projetos denominados “Espaço Natureza”, que trazem para o dia a dia pedagógico dos alunos aulas de jardinagem e compostagem realizadas em nossa Horta. Nos demais ciclos educacionais, a sustentabilidade continua a ter uma atenção especial, principalmente com o trabalho feito a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.

AUMENTANDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ENTRE CRIANÇAS

O objetivo de se desenvolver uma educação ambiental desde a primeira infância é fazer com que o cuidado com a natureza faça parte das vidas das crianças, e não seja somente um objeto de estudo. A ideia é que os alunos construam uma mentalidade sustentável firme e que a utilizem para superar os desafios ambientais de hoje com uma atitude proativa e um forte compromisso, compreendendo que tudo o que fazemos impacta diretamente no mundo em que vivemos.

A educação ambiental também tem outros efeitos positivos. Quando um educador traz para os alunos exemplos de comportamentos, mesmo que simples, mas que são inadequados, como jogar lixo no chão e desperdiçar água ou alimentos, a atenção e a consciência da criança para essas atitudes já começa a transformar seu comportamento desde cedo, pois ela se percebe parte da natureza e não proprietária dela. É dessa forma então que se constrói a consciência sustentável.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL É CURRICULAR

A educação ambiental é um processo para a vida e deve estar presente em propostas pedagógicas de todos os ciclos educacionais. O que muda é sempre a forma como isso será abordado nas diferentes faixas etárias. As atividades propostas devem sempre ser adaptadas à idade e maturidade das crianças, explorando com riqueza cada assunto a ser trabalhado.

Nos projetos relacionados ao “Espaço Natureza”, desenvolvidos na Educação Infantil, os temas são selecionados de modo que proporcionem aos alunos experiências concretas sobre como a natureza, os animais, o mundo em que vivemos precisam ser respeitados e cuidados. Nas aulas de culinária, por exemplo, os alunos têm a oportunidade de plantar, colher e comer o próprio alimento. Quando isso acontece, a consciência sobre uma alimentação saudável, que evite o desperdício e também acompanhe o processo de transformação de um alimento, influencia diretamente na mudança de um comportamento de consumo inconsciente para o consumo consciente e sustentável.

Os Estudos do Meio são também grandes facilitadores para a construção de uma consciência ambiental, uma vez que proporciona aos alunos uma experiência concreta de contato com a natureza (fauna e flora), por meio de “aulas abertas” em espaços diferenciados.

MOVIMENTO “ESCOLAS PELO CLIMA”

Neste ano de 2021, o Brazilian International School tornou-se membro participante do Movimento “Escolas pelo Clima”, criado pela Reconectta em parceria com o “The Climate Reality Project”. O objetivo desse movimento é criar uma comunidade para conectar, informar e valorizar educadores e escolas que fazem a diferença.

A Reconetta, empresa parceira do Brazilian International School, é um negócio social que nasceu para contribuir com a construção de um mundo mais sustentável e mais justo, levando valores e a cultura da sustentabilidade para espaços, pessoas e instituições por meio de experiências educacionais.

O trabalho sobre a importância do clima vai muito além de saber sobre o aquecimento global. O aluno que se reconhece como parte integrante de um meio ambiente que está sendo impactado por ações humanas irresponsáveis começa a mudar seu comportamento para se tornar parte de uma solução, e não mais de um problema.

POR QUE EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE?

De acordo com a UNESCO, há 4 razões fundamentais para que as escolas promovam uma educação ambiental desde a primeira infância. São elas:

• Tornar as crianças mais atentas e conscientes sobre os problemas ambientais;
  • Engajar as crianças no cuidado para com a natureza;
  • Aprender sobre a comunidade da qual fazem parte;
  • Ampliar o conhecimento ecológico ao trabalhar com temas, como: energia, elementos e recursos naturais, fauna e flora.

O FUTURO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS

As crianças de hoje serão grandes líderes de amanhã, as crianças de hoje viverão mais tempo no mundo que hoje vem sendo tão impactado. Faz-se cada vez mais necessário que a Educação Ambiental torne-se parte inerente da formação do ser humano, principalmente da geração atual que herdará o mundo de hoje.

Por mais clichê que pareça esta próxima afirmação, é uma grande verdade que o futuro está na educação de nossas crianças.

Sempre acreditando em uma Educação Inovadora e de excelência, o Brazilian International School se compromete com a formação global de alunos que se desenvolvam como cidadãos críticos, pensantes e atuantes na construção de um futuro cada vez melhor, em um mundo cada vez mais saudável e sustentável para se viver.

Junte-se a nós nesta missão!